#Temas


COPA DO MUNDO #TEMA 28

História da Copa do Mundo do Futebol - Origem

Os Jogos Olímpicos de 1932 em Los Angeles não planejavam incluir o futebol como parte do programa devido à baixa popularidade desse esporte nos Estados Unidos. A FIFA e o Comitê Olímpico Internacional também discordavam da condição de amadores dos atletas. 
Desta forma, a FIFA decidiu realizar sua própria competição mundial de futebol, a Copa do Mundo, que teve sua primeira edição no Uruguai em 1930. 
As equipes que participariam da primeira Copa do Mundo foram convidadas pela FIFA para mandar suas seleções, porém a viagem longa e cara transatlântica ao Uruguai intimidou os Europeus. 
O presidente da FIFA, Jules Rimet, acabou persuadindo as seleções da Bélgica, França, Romênia e Iugoslávia a fazerem a viagem. 
No total 13 seleções participaram da primeira Copa do Mundo da história -- 7 da América do Sul, 4 da Europa e 2 da América do Norte.




A Copa do Mundo de 1950 no Brasil

Depois de 12 anos, devido à interrupção por causa da Segunda Guerra Mundial, a Copa do Mundo voltava a ser disputada, e desta vez no Brasil. Para a Copa do Mundo 1950, que contou com a participação de 13 seleções, foi construído o Maracanã, o maior estádio de futebol do mundo. A Argentina, que achava que deveria ser a anfitriã da segunda Copa do Mundo na América do Sul, não participou em protesto. 
A competição foi organizada com 4 grupos na primeira fase e uma fase final reunindo os 4 vencedores de cada grupo. Prevista para contar com 16 participantes, a Copa do Mundo 1950 recebeu apenas 13 seleções.


Participação do Brasil na Copa do Mundo 1950

Na primeira fase o Brasil classificou-se vencendo o México por 4x0, empatando em 2x2 com a Suíça, e vencendo por 2x0 a Iugoslávia. Na fase final a seleção brasileira obteve duas grandes goleadas -- 7x1 Suécia e 6x1 Espanha -- que deram confiança absoluta no título. Porém, no último jogo contra o Uruguai, no qual o empate já daria o título ao Brasil, os brasileiros perderam por 2x1 em um episódio conhecido como "maracanaço". Muitos culpam o excesso de otimismo, e clima festivo que antecedeu ao jogo final, pela derrota brasileira. Na véspera do jogo contra o Uruguai, o Brasil trocou a concentração no Joá pelo Estádio do Vasco da Gama, onde os jogadores não tiveram mais sossego com a presença constante de torcedores, jornalistas e políticos.


Os campeões da Copa do Mundo 1950

Na Copa do Mundo 1950, o Uruguai conquistou seu segundo campeonato mundial, derrotando na final de forma surpreendente o Brasil. Na primeira fase o Uruguai disputou apenas um jogo, no qual derrotou a Bolívia por 8x0 e se classificou para a fase final. Já na fase final, o Uruguai começou empatando com a Espanha por 2x2, para em seguida vencer por 3x2 a Suécia e 2x1 o Brasil, e sagrar-se campeão do mundo.


Curiosidades da Copa do Mundo 1950


Na Copa do Mundo 1950 aconteceu a primeira participação da seleção inglesa, os "inventores do futebol", que haviam esnobado as edições anteriores. A participação inglesa foi um desastre, sendo eliminada na primeira fase, e perdendo por 1x0 para os Estados Unidos naquela que pode ser considerada a primeira zebra da história das Copas. Além desse jogos, os ingleses venceram o Chile por 2x0 e perderam para a Espanha por 1x0.

- Luana

Gatos #Tema 26
Os gatos domésticos atuais são uma adaptação evolutiva dos gatos selvagens. Cruzamentos entre diferentes espécies os tornaram menores e menos agressivos aos humanos. Os gatos foram domesticados primeiramente no Oriente Médio nas primeiras vilas agriculturais do crescente fértil. Os sinais mais antigos da associação entre homens e gatos datam de 9.500 anos atrás e foram encontrados na ilha de Chipre.

A dama e o vagabundo #Tema 25


Uma Aristocrata conhecida como "querida" ganha do seu esposo Jim uma cadelinha da raça Cpcker Apainel Americano, a quem dá o nome de Lady. O animal cresce e passa a ser uma cadelinha com pedigree. Enquanto isso, Vagabundo é um cachorro de rua, sem raça que conta com a sua astúcia e os seus amigos para sobreviver. " Querida" fica grávida e, com isso Lady passa a se sentir em segundo plano. Amparada pelos amigos fiéis Caco e Joca, ela tenta se confortar com a nova fase de sua vida, justamente quando vagabundo cruza sua vida. Até que Lady conhece o bebê e assim recebe de volta seu tratamento. Um dia, Jim e sua esposa viajam, deixando "Tia Srah", dona de dois gatos malvados, tomando conta do bebê. Lady fica na sala, com seus arteiros gatos siameses, Si e Ão. Os gatos fazem uma grande confusão e culpam a pobre cachorrinha. Quando Tia Sarah vai levá-la para colocar uma focinheira, Lady foge e se perde na cidade e vai depender de Vagabundo para ajudá-la a voltar para os seus donos.

Ana

O Hobbit #Tema 24




The Hobbit, or There and Back Again (publicado em Portugal como O Gnomo e O Hobbit e, no Brasil, como O Hobbit ou Lá e de Volta Outra Vez ou simplesmente O Hobbit) é um livro infanto-juvenil de fantasia escrito pelo filólogo e professor britânico J. R. R. Tolkien. Publicado originalmente em 21 de setembro de 1937, foi aclamado pela crítica, sendo nomeado à Medalha Carnegie e recebendo um prêmio do jornal norte-americano New York Herald Tribune de melhor ficção juvenil. O romance se mantém popular com o passar dos anos e é reconhecido como um clássico da literatura infantil.
Meu Malvado Favorito #Tema 23


Despicable Me (Meu Malvado Favorito no Brasil e Gru, O Maldisposto em Portugal) é um filme norte-americano de animação3-D de 2010 da Universal Studios e da Illumination Entertainment. Foi produzido em Paris no estúdio Mac Guff.

A animação mostra Gru, um supervilão que tenta roubar a Lua, e como ele é afetado por três meninas órfãs. A produção recebeu críticas geralmente positivas e arrecadou mais de 540 milhões de dólares em bilheterias, tendo custado 69 milhões para ser produzido. É atualmente a 94ª maior bilheteria da história.

                                                Luana

Walt Disney World #TEMA 22

O Walt Disney World Resort,mais conhecido como Disney Word,é um complexo de entretenimento localizado na Flórida,e é a atração mais visitada no mundo,com participação de 52,2 milhões anualmente. A propriedade atual abrange 25.000 hectares no qual abriga 24 temáticos resorts,quatro parques temáticos,dois parques aquáticos e vários locais de lazer e diversão.
Com programas para toda a família,os parques temáticos da Disney atrai cada vez mais público,encantando e alegrando seus visitantes com com demonstrações de magias e alegrias !





                                                              Rubia Borges




LIGA DA JUSTIÇA # TEMA 21

A liga da justiça é uma equipe de super-heróis criada pela editora DC Comics, inspirada na sociedade da justiça, outra equipe de super-heróis, mas essa criada nos anos 1940. Entre seus membros, destacam-se: Superman, Batman, Aquaman, Mulher Maravilha, Lanterna Verde, Flash e Caçador de Marte, também conhecidos como os "sete Magníficos". Apesar dessa formação ser a mais conhecida, a equipe teve inúmeras outras distribuídas em diversas fases, tais como Liga da Justiça Satélite, a Liga da Justiça Internacional, Liga da Justiça Europa, Liga da Justiça Força-Tarefa e Liga da Justiça Elite.
Ana Paula

Harry Potter #Tema20


Harry Potter é uma série de aventuras fantásticas criada pela britânica J.K Rowling. É constituída de sete livros,e desde o lançamento do primeiro volume,ganhou grande popularidade e sucesso comercial no mundo todo e deu origens a filmes,jogos,e itens colecionadores de suas edições.Mundialmente, a série Harry Potter vendeu cerca de um bilhão de exemplares,até dezembro de 2011,em mais de 67 idiomas.Graças ao grande sucesso dos livros, Rowling tornou-se a mulher mais rica na historia da literatura.A série encantou o mundo todo,conquistando fãns e admiradores em toda parte,e com certeza,jamais sera esquecida !




 

              Rubia Borges .






Orgulho e Preconceito #Tema19

Em Orgulho e Preconceito temos a família Bennet, composta pelo senhor Bennet, a senhora Bennet e mais cinco filhas: Jane, Elizabeth, Mary, Kitty e Lydia. Como é costume da época, toda a herança da família é herdada pelo filho homem e com cinco filhas todos os bens da família Bennet  está destinado para um parente distante, isso é mais do que suficiente para deixar a matriarca da família desesperada para casar logo suas filhas.
Quando a propriedade de Netherfield é alugada pelo Mr. Bingley, a senhora Bennet enlouquece ao se deparar com um alvo perfeito para formar um laço com alguma de suas filhas e ela não vai poupar esforços para que isso ocorra.
Elizabeth é cheia de personalidade e maravilhosa! Ela é inteligente e nada ingênua, com uma língua afiada e franqueza de dar inveja em pessoas como eu, que contumam pensar mil vezes antes de falar algo — excluindo quando estou de mal humor. Já Mr. Darcy, ah, como não se apaixonar por ele? De início ele é mal educado e fere o orgulho da Lizzy, mas ele se redime por cada erro e chega até a ser fofo.
O encanto desse livro é a forma como Lizzy e Darcy se apaixonam, como o amor deles é construído com o desenrolar da história, tijolo por tijolo, o desprezo tornando-se admiração.

Luana


Sertanejo Raiz #Tema18




Musica Sertaneja ou Sertanejo é um gênero musical do Brasil produzido a partir da década de 1910 por compositores rurais e urbanos, outrora chamada geneticamente de modas, toadas, cateretês, chulas, emboladas e batuque, cuja som da viola é predominante.
Sua musica se caracteriza por suas letras românticas, por um canto triste que comove e lembra a senzala e a tapera, mas sua dança é alegre.
Inicialmente tal estilo de musica foi propagado por uma série de duplas, com utilização de violas e dueto vocal. Esta tradição segue até os dias atuais.


                                                                                                                   Andrilia

TEMA#17 THE PHANTOM OF OPERA


O Fantasma da Ópera (no original em inglêsThe Phantom of the Opera) é um musical composto por Andrew Lloyd Webber, baseado no romance homônimo de Gaston Leroux. As músicas foram compostas por Andrew Lloyd Webber, com letras de Charles Hart e letras adicionais por Richard Stilgoe. O musical narra a história de uma bela soprano, Christine Daaé, que passa a ser a misteriosa obsessão de um gênio musical conhecido como "O Fantasma da Ópera", já que ninguém o vê nem sabe quem é. O álbum deste musical está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.
The Phantom of the Opera abriu no West End, em Londres, 1986. A produção foi dirigida por Hal Prince, coreografada por Gillian Lynne, design de Maria Bjornson e iluminação de Andrew Bridge. Em 2008, a produção do West End atingiu as 9000 performances. Em 9 de janeiro de 2006, a produção de Nova Iorque se tornou o espetáculo da Broadway com o maior tempo de exibição, com sua performance de número 7486. De acordo com o website oficial, The Phantom of the Opera é a produção de entreterimento com mais sucesso da história, com, mais de 5 bilhões de dólares, em 2007. O musical é considerado a maior atração teatral de todos os tempos. A esperada sequencia do musical, Love Never Dies, estreou em Londres em fevereiro de 2010, e deveria chegar aos palcos da Broadway em novembro do mesmo ano mas teve sua estréia várias vezes adiada.
Evellin

Led Zeppelin #tema 16



Led Zeppelin foi uma banda britânica que começou em setembro de 1968, em Londres, e era constituída pelo guitarrista Jimmy Page, o vocalista Robert Plant, o baixista e tecladista John Paul Jones e no baterista John Bonham.
O nome original era Lead Zeppelin, mas para facilitar na pronuncia retiraram o A, mais uma curiosidade do seu nome é o significado, led (lead) = chumbo e Zeppelin foi uma aeronave construída pelo exercito da Alemanha em 1900.
Tudo começou quando a banda the Yardbirds encerrou, mas Page não queria parar de tocar, então resolveu chamar uns conhecidos seus para tocar, e foi a partir do primeiro disco deles, chamado Led Zeppelin I que eles deram origem ao ROCK METAL.

Mas como nem tudo é perfeito, Led Zeppelin acabou depois da morte de John Bonham por overdose em 1980. 



 Ana Paula

Garfield Tema #Tema 15
Garfield - Um gato laranja listrado. Preguiçoso, guloso, amante de televisão e acima de tudo, sarcástico. Adora chutar Odie da mesa, caçar pássaros e carteiros, o seu prato favorito é lasanha. Odeia segunda-feira, passas, dietas (que vez ou outra Jon lhe impõe) e caçar ratos (“Lábios que tocam num rato jamais tocarão os meus”). Garfield adora matar aranhas e sofre de ataques de sono. #Larissa
Ballet Clássico-Tema # 14

A História do Ballet Clássico
A história do ballet começou há 500 anos atrás na Itália. Nessa época os nobres italianos divertiam seus ilustres visitantes com espetáculos de poesia, música, mímica e dança. O primeiro ballet registrado aconteceu em 1489, comemorando o casamento do Duque de Milão com Isabel de Árgon.
Os ballets da corte possuíam graciosos movimentos de cabeça, braços e tronco e pequenos e delicados movimentos de pernas e pés, estes dificultados pelo vestuário feito com material e ornamentos pesado.
Quando a italiana Catarina de Medicis casou com o rei Henrique II e se tornou rainha da França, introduziu esse tipo de espetáculo na corte francesa, com grande sucesso. O mais belo e famoso espetáculo
oferecido na corte desses reis foi o "Ballet Cômico da Rainha", em 1581, para celebrar o casamento da irmã de Catarina. Esse ballet durava de 5 a 6 horas e fez com que rainha fosse invejada por todas as outras casas reais européias.
O ballet tornou-se uma regularidade na corte francesa que cada vez mais o aprimorava em ocasiões especiais, combinando dança com música, canções e poesia e atinge ao auge de sua popularidade quase 100 anos mais tarde através do rei Luiz XIV. Luiz XIV, rei com 5 anos de idade, amava a dança tornou-se um grande bailarino
e com 12 anos dançou, pela primeira vez, no ballet da corte.
Este rei fundou em 1661, a Academia Real de Ballet e a Academia real de Música e 8 anos mais tarde, a escola Nacional de Ballet.
O professor Pierre Beauchamp, foi quem criou as cinco posições dos pés, que se tornaram a base de todo aprendizado acadêmico do Ballet clássico. A dança se tornou uma profissão e os espetáculos de ballet foram transferidos dos salões para teatros.
No começo todos os bailarinos eram homens, que também faziam os papéis femininos, mas no fim do século XVII, a Escola de Dança passou a formar bailarinas mulheres, que ganharam logo importância, apesar de terem seus movimentos ainda limitados pelos complicados figurinos.
O período Romântico na Dança, após algum tempo, empobreceu-se na Europa, ocasionando o declínio do ballet. Isso porém, não aconteceu na Rússia, graças ao entusiástico patrocínio do Czar. As companhias do ballet Imperial em Moscou e São Petersburgo foram reconhecidas por suas soberbas produções e muitos bailarinos e coreógrafos franceses foram trabalhar com eles. O francês, Mauris Petipa, fez uma viagem à Rússia em 1847, pretendendo um passeio rápido, mas também tornou-se coreógrafo chefe e ficou lá para sempre. Durante sua estada na Rússia, Petipa coreografou célebres ballets, todos muito longos reveladores dos maiores talentos de uma companhia. Cada ballet continha danças importantes para o Corpo de Baile, variações brilhantes para os bailarinos principais e um grande pas-de-deux para primeira bailarina e seu partner. Petipa sempre trabalhou os compositores e foi Tchaikowsky que ele criou três dos mais importantes ballets do mundo: a "Bela Adormecida", o "Quebra-Nozes" e o "Lago dos Cisnes".
Mas chegara o momento para outra linha revolucionária, desta vez por conta do russo Serge Diaghilev, editor de uma revista de artes que, junto com amigos artistas estava cheio de idéias novas pronta para colocar em prática. São Petersburgos porém não estava pronta para mudanças e ele se decidiu por Paris, onde começou por organizar uma exposição de pintores russos, que foi um grande sucesso.
Depois promoveu os músicos russos, a ópera russa e finalmente em 1909 o ballet russo. Diaghilev trouxe para a audiência francesa os melhores bailarinos das Companhias Imperiais, como Ana Pavlova, Tamara Karsaviana e Vaslav Nijinsky e três grandes ballets sob direção de um jovem brilhante coreógrafo Mikhail Fokine, a quem a crítica francesa fez os melhores comentários. Os russos foram convidados a voltar ao seu país em 1911e Diaghielev formou sua própria Companhia, o "Ballet Russo", começando uma nova era no ballet.
Nos dezoito anos seguintes, até a morte de Diaghilev, em 1929, o Ballet Russo encantou platéias na Europa
e América, devendo a sua popularidade à capacidade do seu criador em descobrir talentos novos,
fragmento-se depois por todo o mundo.
No momento atual as peças de ballet são cheias de variedades e contrastes. Trabalhos antigos como "Giselle" e o mundo inteiro ao lado de outros, como os baseados em romances de Shakespeare e ainda criações recentes
assinadas por coreógrafos contemporâneos e dançadas também por bailarinos do nosso tempo.

BARBIE - TEMA #13



Barbara Millicent Roberts, a boneca Barbie, é um popular brinquedo infantil, cuja criação data de 9 de março de 1959. O brinquedo é produzido pela Mattel. A Barbie é uma boneca e foi criada por Ruth Handler e o seu marido Elliot Handler em 1959, que tinham uma filha de nome Barbara. Observavam Barbara que brincava apenas com bonecas bebês quando criança. A menina era apaixonada por bonecas. Quando cresceu, já pré-adolescente, seu pai observou que Barbara ainda brincava com as suas bonecas. Então, a sua mãe, Ruth Handler, teve a ideia de criar uma boneca adolescente. O modelo original da Barbie foi baseado numa boneca erótica alemã. O primeiro lote de bonecas Barbie era tão parecido com a boneca original, que a Mattel teve de pagar uma indenização.


Luana 



RITA LEE - TEMA #12



Rita Lee ( 1947 ) é uma cantora e compositora brasileira, considerada a roqueira mais significativa do Brasil.

Rita Lee Jones nasceu em São Paulo. Filha de pai dentista e de mãe pianista, começou a tocar bateria quando tinha 15 anos. Em 1965 formou a banda Mutantes com os irmãos Sérgio e Arnaldo Baptista.

Em 1967, acompanhou o música Gilberto Gil no Festival da Record com a música "Domingo no Parque". Em 1968 apresentou-se no Festival Internacional "É Proibido Proibir". Fizeram parte do movimento Tropicalista, que propagava som de vanguarda aliando o rock às manifestações musicais brasileiras.

Andréia


TITANIC- TEMA #11


                                 




"Titanic" é uma história de amor que capta o romance de dois jovens amantes, como a tragédia do navio, RMS Titanic,se desenrola em torno deles. Foi lançado em 1997, e foi uma grande sucesso comercial e de crítica,não só pela grande produção do filme,mais também pela história do naufrágio muito bem retratada.
A história é sobre dois jovens de diferentes classes sociais - Leonardo DiCaprio aparece como Jack Dawson e Kate Winslet como Rose Dewitt Bukater - que se apaixonam durante a viagem à bordo do condenado Titanic em 1912. Embora a história de amor é fictícia, muitos dos personagens - a tripulação e os passageiros - foram baseados naqueles que estavam realmente a bordo do navio.
                                                                                         


                                                                      Rubia Borges 




Romeu & Julieta - TEMA #10



Romeu e Julieta é uma tragédia escrita entre 1591 e 1595, nos primórdios da carreira literária de William Shakespeare, sobre dois adolescentes cuja morte acaba unindo suas famílias, outrora em pé de guerra. Romeu e Julieta pertence a uma tradição de romances trágicos que remonta à antiguidade. Seu enredo é baseado em um conto da Itália, traduzido em versos como A Trágica História de Romeu e Julieta por Arthur Brooke em 1562, e retomando em prosa como Palácio do Prazer por William Painter em 1582.


Andrilia


QUEEN - TEMA #09


Queen é uma banda de rock britânica, formada em Londres, em 1971, originalmente composta por: Freddie  Mercury, Brian May, John Deacon e Roger Tayler. A banda já vendeu mais de 300 milhões de disco no mundo inteiro e foi uma das mais populares bandas britânicas da década de 70 e 80, apresentando-se com magníficas produções em seus concertos e nos videoclipes de suas músicas. Mesmo nunca tendo sido levada a sério pelos críticos da sua época, que consideravam sua música"comercial", a banda tornou-se uma das mais famosas entre o público, graças à sua mistura única entre as complexas e elaboradas apresentações ao vivo e o dinamismo e carisma da sua estrela maior, o vocalista Freddie Mercury.
                   
                                                                                    Evellin

PINK FLOYD - TEMA #08 


Pink Floyd foi uma banda de rock inglesa formada em Cambridge em 1965, que atingiu sucesso internacional com sua música psicodélica e progressiva. Seu trabalho foi marcado pelo uso de letras filosóficas, capas de álbuns inovadoras e shows elaborados. Pink Floyd é um dos grupos de rock mais influentes e comercialmente bem-sucedidos da história.

Ana Paula

THE BEATLES - TEMA #07

The Beatles foi uma banda de rock britânica, formada em Liverpool em 1960. Foi o grupo musical mais bem-sucedido e aclamado da história da música popular. A partir de 1962, o grupo era formado por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. 

Enraizada do skiffle e do rock and roll da década de 1950, a banda veio mais tarde a assumir diversos gêneros que vão do folk rock ao rock psicodélico, muitas vezes incorporando elementos da música clássica e outros, em formas inovadoras e criativas. Sua crescente popularidade, que a imprensa britânica chamava de "Beatlemania" , fez com que eles crescessem em sofisticação. Os Beatles vieram a ser percebidos como a encarnação de ideias progressistas e sua influência se estendeu até as revoluções sociais e culturais da década de 1960.

Henrique



PAC-MAN - TEMA #06

Pac-Man é considerado um clássico da história dos videogames. Elaborado pelo console Atari 2600 no início dos anos 80, tornou-se um dos jogos mais populares do mundo. A mecânica do game era simples: Pac-Man comia pastilhas fugindo de fantasmas, aumentando cada vez mais sua dificuldade.

O designer de jogos da Namco, Tohru Iwatani, idealizou o conhecidíssimo Pac-Man em um jantar entre amigos. Sua inspiração partiu de uma pizza que viera faltando uma fatia. Antes de ser o Pac-Man. o personagem dos videogames que se chamava Puck- Man, porém decidiram mudar seu nome para evitar que "Puck" ganhasse uma conotação pejorativa inglesa.

Camila






BOB ESPONJA - TEMA #05 

Bob Esponja, o calça quadrada, é um clássico dos desenhos infantis. Um humilde morador do fundo do mar  que junto com seus amigos tiram sorrisos de muita gente até os dias de hoje!



Juliana



SHREK - TEMA #04

Shrek é um filme norte-americano do gênero animação computadorizada, e o primeiro a ganhar o Oscar de melhor filme de animação. Como todos sabem, Shrek é um clássico dos filmes de animação! Por isso que foi escolhido como o Tema #04 do nosso blog!

Bruno Gomes


MICHAEL JACKSON - TEMA #03

Como todos sabem, Michael Jackson foi o Rei do pop, um cantor e compositor que conquistou o mundo com suas músicas e danças. Como podem ver, nós até realizamos uma atividade envolvendo a música dele. Um cantor clássico conhecido pelo mundo inteiro que recebe mais uma singela homenagem do Classic Blog.

João Victor


CHARLES CHAPLIN - TEMA #02

Um dos atores mais famosos da era do Cinema Mudo. Representou filmes que hoje em dia serve de exemplos para estudos diversos.

Equipe Classic Blog



SUPER MARIO - TEMA #01


É um jogo eletrônico lançado pela Nintendo em 1985. Considerado um Clássico, Super Mario foi um dos primeiros jogos de plataforma com rolagem lateral. O jogo é o mais vendido de toda história dos videogames. O jogo inspirou incontáveis imitações que ajudaram a fixar o estilo de jogo de plataforma. A música tema do jogo escrita por Koji Kondo é reconhecida em todo o mundo, mesmo por aqueles que nunca jogaram o jogo, e tem sido considerada uma representação da música dos videogames em geral.
Clássico dos jogos!

Rayane

Nenhum comentário:

Postar um comentário